terça-feira, 21 de março de 2017

UM MISTERIOSO ASSASSINATO EM MANHATTAN (1993)

Keaton e Allen juntos novamente

UM MISTERIOSO ASSASSINATO EM MANHATTAN (Manhattan Murder Mystery / 1993) - O começo da década de noventa não foi fácil para Woody Allen e sua esposa Mia Farrow. O drama do casal - Woody se apaixonou pela filha adotiva trinta e cinco anos mais nova e enfrentou o divórcio - se tornou público. E isso resultou em filmes sombrios no período, bem "Bergmanianos" mesmo, como Neblinas e Sombras e Maridos e Esposas. Mas foi com sua primeira comédia após esse período atribulado que Woody mostrava estar superando aquele problema.

Reescrevendo o papel principal feminino - sai Farrow entra Keaton

Um Misterioso Assassinato em Manhattan foi escrito por Allen tendo Mia Farrow em mente para o papel principal. Mas Woody teve que reescrever a personagem com uma característica mais cômica com a entrada de Diane Keaton no lugar. O filme marca a primeira participação de Diane Keaton em um filme do diretor desde A Era do Rádio, de 1987. E a química entre os dois está apuradíssima, como se não tivessem passados dezesseis anos de Noivo Neurótico Noiva Nervosa, a melhor contribuição entre os dois. Aqui, eles encaixam cacos hilários o tempo todo.

O filme mais famoso da dupla - "Noivo Neurótico Noiva Nervosa", de 1977

Larry e Carol (Woody e Keaton) vão na casa dos vizinhos para jogar conversa fora. No dia seguinte, a vizinha é encontrada morta dentro de casa - está aí o tal "misterioso" assassinato do título.

Ao fundo, de vermelho, a vizinha

Misterioso porque logo depois, o viúvo se mostra muito tranquilo para quem perdeu a esposa tão recentemente. E isso desperta a curiosidade de Carol que entra de cabeça na investigação ao lado do amigo Ted, por quem Larry tem certo ciúme.

Quem matou aquela senhora?

Larry vê na amizade de uma charmosa escritora (Anjelica Huston) uma saída para a sua vida tímida e neurótica. E isso lhe dá ânimo para que ele tome coragem para investigar o assassinato junto com a esposa. Investigar o suposto crime parece ser a excitação que faltava na vida de Carol e Larry. E eles descobrem cada coisa...

Investigação por conta própria

A hilária sequência em que Larry e Carol invadem um hotel atrás de pistas é o exemplo perfeito de como a química entre Woody e Keaton funciona tão bem. Algumas sequências e diálogos entre o casal protagonista foi tirado de sobras do roteiro de Noivo Neurótico Noiva Nervosa, como a hilária cena do elevador.

A melhor cena do filme 

Um grande exemplo de um filme delicioso de se assistir para quem é fã de Woody - não apenas escrevendo mas atuando - e de Keaton, que parece se soltar mais quando tem ao lado o diretor com quem mais trabalhou em toda carreira. Não é à toa que Um Misterioso Assassinato em Manhattan é apontado pelo próprio Woody como um dos filmes da sua carreira que mais gosta. Divertido e engraçado. Como contrariar Woody Allen?
Veja abaixo o trailer de Um Misterioso Assassinato em Manhattan.



Nenhum comentário: