sábado, 9 de setembro de 2017

MEMÓRIAS SECRETAS (2015)

Um idoso atormentando pelo passado

MEMÓRIAS SECRETAS (Remember / 2015) - Existem memórias que levamos para a vida toda, que marcam e moldam quem seremos no futuro. Dá para se dizer sem medo que o povo alemão - na verdade o mundo inteiro, mas mais especificamente o povo alemão - foi moldado pelo nazismo. Certa vez eu disse a um amigo alemão que eles deveriam virar a página e tocar a vida, eis que ele me respondeu: "nunca, jamais o nazismo deve ser esquecido. O povo alemão tem que levar isso para sempre, para não correr o risco de acontecer de novo."

Corrigindo o passado

Memórias Secretas é um filme alemão indicado ao Leão de Ouro que conta a história de idosos que viveram o horror daquela época dentro do olho do furacão. Zev (Christopher Plummer, canadense falando um inglês carregado de sotaque alemão) está internado num asilo. Tem em Max (Martin Landau) seu grande amigo ali. Mais do que isso. Os dois têm números tatuados no braço, são as marcas que carregam do período que passaram em Auschwitz.

Landau e Plummer

Após uma promessa feita a Max em uma carta, Zev tem um novo objetivo na vida - agora que sua esposa morreu. Encontrar e matar o alemão que matou toda a sua família e a de Max no campo de concentração. São quatro endereços que contem um tal Rudy Kurlander. Zev vai atrás de cada endereço atrás da sua vingança.

Um dos muitos encontros atrás do algoz

Zev sofre de demência, então familiares assumem que ele está perdido, vagando por aí. E na verdade, ele se pega tendo que ler e reler a tal carta para lembrar o próximo passo a tomar. Nessa busca ele se tromba com várias figuras: um alemão de mesmo nome mas que não serviu em Auschwitz, outro que era perseguido não por ser judeu e sim homossexual e mais um cuja postura doentia anti semita por pouco não causa uma tragedia na trajetória de Zev.

Uma trajetória perigosa

Ao final ele chega até o Kurlander que ele tanto procura, mas é pego por uma surpresa que muda completamente o destino da história. Os velhinhos no asilo ficam chocados com o desfecho, ao que Max, afirma sem medo "Zev sabia bem o que estava fazendo."

Sempre em contato com o amigo
O roteiro de Memórias Secretas dá uma forçada de barra em vários momentos, daqueles que você se pega pensando "mas como?". No mais a história é chocante em vários aspectos, não somente pela questão do nazismo que já é um assunto delicado, mas sim por tocar em outro também difícil... a demência.

O desfecho

Veja abaixo o trailer de Memórias Secretas.


Nenhum comentário: