terça-feira, 26 de dezembro de 2017

A FELICIDADE NÃO SE COMPRA (1946)

Risos soltos
A FELICIDADE NÃO SE COMPRA (It´s a Wonderful Life / 1946) - O primeira filme falado da história é O Cantor de Jazz, que encerrou a era do cinema mudo em 1927. A partir da década de 30 muitos grandes nomes começaram a surgir, entre eles Frank Capra, italiano naturalizado norte americano que faturou nada menos do que 6 estatuetas do Oscar - 2 como diretor, 3 como melhor filme e 1 como documentário - e 1 Globo de Ouro por este A Felicidade Não se Compra.

Capra e Stewart

George Bailey (James Stewart) é um cara acima de tudo otimista, acostumado a ver o lado positivo das coisas e a receber os outros sempre com um sorriso no rosto. Ele é dono de uma empresa de família que empresta dinheiro para as pessoas da pequena cidade onde vive. E nada de assinar contrato, com ele é tudo na palavra. 

Sempre fazendo o bem

Todo o resto da cidade, menos a empresa de Bailey, é comandada por Mr. Potter, que cobra juros abusivos e enforca o comércio local que vê apenas como saída se vender a Potter. Bailey se nega. Até mesmo quando enfrenta uma situação financeira delicada que pode o levar a falência e até à prisão, ele não se rende a Potter.

Momentos de desespero e insegurança

Bailey vai para casa desesperado, sem saber o que fazer. É noite de Natal. Em casa os 4 filhos pequenos e a esposa estão terminando os preparativos, a decoração. Bailey chega mal humorado e desconta nos pequenos. Larga tudo e vai pro bar. Bebe. Vai pra ponte e pensa em suicídio. Mas um homem cai antes, é um anjo da guarda. Bailey salva o anjo e sem saber a própria vida.

De chapéu o anjo que salva a vida de Bailey

Bailey diz ao anjo que sua vida está arruinada e que ele não gostaria de ter nascido. O anjo cria uma realidade na qual Bailey de fato não existe na noite de Natal. Ele percorre a cidade e ninguém o reconhece, a sua mãe não sabe quem ele é e a esposa o ignora nas ruas. Desespero total. Por fim o anjo "lhe dá a vida de volta" e ele percebe o quão é feliz e rico por ser vivo e ter a família ao seu lado. 

Em família

A mensagem de A Felicidade Não se Compra é piegas sim, mas não dá pra dizer que não emociona, ainda mais em fim de ano onde estamos todos mais abertos a sentimentos assim. Ah, vamos combinar que fim de ano é cheio de coisas piegas vai? E é legal pra caramba! Uma mensagem poderosa em 1946 - ano de lançamento do filme - e que se mantém quase intacta até hoje.

Só o que importa

Felicidade também para Stewart. O astro marcou neste filme o seu retorno às telonas depois de cinco anos lutando na Segunda Guerra Mundial. Então para ele, assim como para seu personagem George Bailey, a felicidade ao rever entes queridos foi real sim. Porque não? 
Veja abaixo o trailer de A Felicidade Não se Compra.


  

Nenhum comentário: