quinta-feira, 7 de dezembro de 2017

DOIS DIA, UMA NOITE (2014)

Sandra na busca por manter o emprego

DOIS DIA, UMA NOITE (Deux Jours, Une Nuit / Two Days, One Night - 2014) - Os irmãos Dardenne são belgas e juntos fazem filmes desde o final da década de 80, como produtores, roteiristas e diretores. Os seus filmes são aclamados pela crítica europeia como grandes expoentes do chamado cinema autoral de baixo orçamento, onde o ponto alto das histórias são os dramas pessoais. Este é o viés de Dois Dias, Uma Noite, o filme da dupla de maior sucesso.

Os irmãos Dardenne em ação

Dois Dias, Um Noite conta a história de Sandra (Marion Cotillard), uma trabalhadora que está afastada do trabalho por depressão e passa a ser preterida pelos chefes. Ela descobre, que toda a equipe com quem trabalha, fez uma votação - a pedido do chefe. Eles tiveram que escolher entre receber ou não um bônus de mil euros cada. O preço do bônus seria a demissão da Sandra.

Sandra e os colegas de trabalho

Rapidamente ela já cai em uma tristeza profunda ao saber que existe a real possibilidade de ela perder o emprego. Mas uma amiga consegue convencer o chefe que faça nova votação na segunda feira. Sábado e Domingo - é esse o tempo todo que Sandra tem para ir de casa em casa dos dezesseis funcionários do seu departamento para convencê-los a votar contra o bônus para que ela fique com o emprego.

Pedido

O roteiro dos irmãos Dardenne escancara uma Europa em crise onde os valores estão influenciados pelos desejos pessoais em primeiro lugar - por isso que os apelos de uma pobre trabalhadora de classe baixa feito aos colegas de trabalho não surte o efeito que ela espera.

"Deixe o bônus de lado para eu manter meu emprego"

Marion Cotillard brilha aqui e não apenas pela sua beleza crua, já que seu personagem não pede qualquer maquiagem, é uma mulher comum. Apesar de fragilizada pelo passado recente de depressão e pela triste notícia da possível perda de empego, Sandra se mostra uma mulher forte, mais do que o próprio marido e outros homens que a cercam.

Em família

Os irmãos Dardenne são impiedosos. Ele não nos poupam de mostrar todas as dezesseis visitas, intercalando respostas positivas e negativas, ao ponto de ficar repetitivo, mas a trajetória de Dois dias, Uma Noite é essa mesma - temos que viver Sandra, ser Sandra e passar por todos os dramas dela de uma mulher desesperada não apena para manter o seu emprego mas para se manter como mulher, como esposa e como mãe.
Veja abaixo o trailer de Dois Dias, Uma Noite.

Nenhum comentário: