domingo, 21 de janeiro de 2018

FILADÉLFIA (1993)

O olhar caído

FILADÉLFIA (Philadelphia / 1993) - Filadélfia foi o filme certo no momento certo, dirigido pelo cara certo e atuado pelos atores certos para o momento. Tudo se encaixa aqui. O filme também tem um papel crucial na história do cinema por ser o primeiro a discutir abertamente sobre aids, ao se basear na história real dos advogados Geoffrey Bowers e Clarence Cain.


Bowers

A cidade da Filadélfia serve de pano de fundo para a história de Andrew (Tom Hanks), um jovem e promissor advogado de uma grande empresa que apresenta um vigor e uma gana profissional muito únicos. Ele ganha respeito na empresa, fica com a moral elevada junto aos chefes, pouco antes de começar a apresentar feridas pelo corpo.

A batalha nos tribunais
Tempos depois ele aparece na sala do também advogado Joe (Denzel Washington) pedindo ajuda. Andrew está magro e abatido. Se diz portador de HIV. Como reflexo, Joe se afasta e começa a reparar nas coisas que Andrew toca em seu escritório, enquanto conta a sua história. Ele não gosta, se incomoda mas não diz. Andrew procura um advogado para processar a empresa onde trabalhava - ele foi demitido após os seus chefes descobrirem a doença. Por fim, Joe aceita o trabalho.

Antonio Banderas interpreta o namorado de Hanks

Daí em diante o filme se desenrola em grandes sequências de tribunal com protestos, objeções, testemunhas e júri. Enquanto isso Andrew definha e não assiste ao final do seu próprio julgamento. Acaba recolhido a uma unidade hospitalar e fica sabendo do resultado depois.

De cama, sem forças

Mérito grande do diretor Jonathan Demme - o mesmo de O Silêncio dos Inocentes - que soube dar a Filadélfia uma cara muito própria. Em boa parte das cenas, principalmente as com trocas de diálogos intensos, os atores são posicionados de forma a parecer que estão olhando diretamente pra lente da câmera. Não chega a ser a quebra da quarta parede, mas deixa a gente incomodado e emocionado ao mesmo tempo.

Demme e Hanks

Tom Hanks levou aqui o primeiro dos seus dois Oscars, o segundo seria por Forrest Gump. O seu discurso no momento em que recebeu o Oscar é apontado como um dos mais bonitos já feitos na história da premiação. E mais, inspirou a história da comédia Será Que Ele É? com Kevin Kline. Assista.



A canção Streets of Philadelphia de Bruce Springsteen levou também o Oscar de canção original. Veja abaixo o trailer de Filadélfia.



Nenhum comentário: