terça-feira, 9 de janeiro de 2018

RELATOS SELVAGENS (2014)

Crônicas do cotidiano

RELATOS SELVAGENS (Relatos Salvajes / 2014) - Não sei se foi a expectativa altíssima ou o formato episódico que nunca me agradou ou aquela maldita opinião de que "cinema argentino é sempre bom" e a óbvia sequência "...muito melhor que o cinema brasileiro". Pode ter sido uma junção de tudo isso, na verdade. O que eu sei é que Relatos Selvagens não me agradou tanto assim.

Os personagens de cada história

O filme ficou em cartaz em São Paulo até três anos depois do lançamento, tamanho o sucesso no melhor estilo boca a boca, que fez. Relatos Selvagens trata basicamente de pessoas que chegam ao seu limite - tipo Um Dia de Fúria - e buscam vingança. É um prólogo e mais cinco pequenas histórias.

O diretor Daminán Szifron em ação

"Pasternak" é o prólogo. Gabriel Pasternak não aparece mas é o protagonista desta história. Ele consegue colocar num mesmo avião pessoas que de certa forma lesaram a vida dele. Uma aeromoça desesperada conta que a cabine está trancada e que Pasternak está no comando do avião em plena queda.
Confusão à bordo

"Las Ratas" se passa em um restaurante de estrada. Ali entra um homem que é recebido pela garçonete, que volta assustada para a cozinha. Ela descobre que aquele homem foi o causador do suicídio do seu pai, além de ter dado em cima da mãe. Outra cozinheira tem uma ideia - colocar veneno de rato na comida do homem. Destaque para a boa sacada quando elas descobrem que o veneno está vencido. "Será que isso faria ainda mais mal a ele?"

Um encontro inesperado

"El Más Fuerte" mostra um cara com sua BMW por uma estrada tentando ultrapassar uma caminhonete caindo aos pedaços, sem sucesso. O cara bloqueia a ultrapassagem de propósito. Quando passa, o cara da BMW xinga o outro. Mais à frente - o óbvio - um pneu furado. E os dois se reencontram. Campo aberto para uma batalha dura, desigual, com tom escatológico, e um final inesperado.

Perseguição na auto estrada

"Bombita" é protagonizado por Ricardo Darín. Ele tem o veículo guinchado depois de estacionar em um local proibido. Começa uma batalha pela seus direitos no departamento de trânsito, já que ele tem certeza que o local não estava sinalizado. Mas mesmo assim tem que pagar multa, guincho, mais o estacionamento da prefeitura. Ele perde a festa de aniversário da filha, acaba se divorciando, é demitido e por fim... arruma um jeito de se vingar do sistema.

Um homem à beira de um ataque de nervos

"La Propuesta" é o melhor curta do filme. Um jovem filho único de uma família rica, atropela e mata uma mulher grávida e foge sem prestar socorro. O pai oferece uma grana alta pro jardineiro da família assumir a autoria. Os advogados pedem mais dinheiro para poder comprar os juízes que vão julgar o caso. De repente o pai desiste de tudo e um dos advogados, na iminência de perder uma fortuna, fala ao pai "por favor, seja razoável".

Vale tudo para salvar o filho de uma condenação?

"Hasta que La Muerte nos Separe" se passa em uma festa de casamento onde uma noiva acaba de descobrir que foi traída pelo noivo - agora marido - por uma das convidadas da festa. Desesperada, a mulher surta. Transa com um cozinheiro, dança uma valsa com a moça e a joga contra uma vidraça e transforma a festa de casamento numa comemoração inesquecível.

A noiva ensandecida

Relatos Selvagens é inteligente, rico, muito bem construído e escrito. Mas sofre do mesmo mal que todo filme episódico sofre - a falta de conexão entre as histórias. Eu entendo que o tema vingança está presente em todas as esquetes, mas o problema é que um filme assim é recheado de altos e baixos e deixa o resultado final capenga.

Darín e Szifron 

Não chego a dizer que é ruim, mas Relatos Selvagens nem de longe se aproxima de outros resultados geniais do cinema argentino recente como O Segredo dos seus Olhos, principalmente. De lá também saem algumas bombas também. Relatos Selvagens não é o caso, mas também não é para tanto, né?
Veja abaixo o trailer de Relatos Selvagens

  

Nenhum comentário: