terça-feira, 13 de fevereiro de 2018

A FORMA DA ÁGUA (2017)

Muito mais que uma história de amor

A FORMA DA ÁGUA (The Shape of Water / 2017) - Pense em um cineasta que gosta de uma bela fábula... Agora junte à isso algumas criaturas fantásticas, sempre com maquiagens impressionantes... Além é claro de uma quantidade razoável de violência e bizarrices... E que tal usar como pano de fundo fatos reais? Ah, aí é Guillermo Del Toro na cabeça!  

Del Toro em ação

Em Hellboy (nazismo) e O Labirinto do Fauno (guerra civil espanhola) já foi assim. Em A Forma da Água, Del Toro usa a guerra fria EUA X URSS em plenos anos 50 para contar uma fábula de amor que arrebatou nada menos do que 7 indicações ao Globo de Ouro (levando 2) e 13 indicações ao Oscar.

Eliza e Zelda

Eliza - muda - e Zelda - faladeira que só ela - são faxineiras que trabalham em um local de experimentos secretos do governo americano, como já disse, em plena guerra fria. Lá, o foco principal está numa criatura aquática-humanóide encontrada na Amazônia que - eles acreditam - pode ajudar a inteligência norte americana a superar a russa de alguma maneira. Nas palavras de um dos oficiais: "os russos mandaram uma cadela pro espaço e logo depois um ser humano". 

Projeto secreto

Eliza vê na criatura algo diferente e se apaixona por ela, não pela sua beleza, mas porque ela é a única "pessoa", digamos assim, que a vê como as demais e não a distingue por sua diferença - no caso a ausência de fala. Paralelo a isso, uma trama fantástica bolada por um roteiro original magnífico que cria subtramas e dá peso a cada personagem. Tem espionagem, agentes duplos e uma dura crítica a uma sociedade intolerante que escondia muita sujeira embaixo do tapete do "perfeito american way of life". Por isso não pense que A Forma da Água é simplesmente a história de amor de uma muda por um peixe. Nada disso! 

O vazio de cada um

O filme é pensado milimetricamente. Em cada cena você vê o esforço de Del Toro e equipe, a começar pela paleta de cores que varia do azul-esverdeado para o bege-amarelado e termina no vermelho. Sem falar na reconstituição de época que é linda, e na trilha sonora que funciona como uma passagem de ida para uma época que dá saudade, mesmo para quem nasceu muuuito depois dela. E claro, ouvir Carmen Miranda tocando num blockbuster assim é sempre muito legal, né? 

O laboratório

Octavia Spencer faz história com sua terceira indicação ao Oscar - no caso de atriz coadjuvante - mas vamos combinar... é sempre o mesmo papel! Histórias Cruzadas, Estrelas Além do Tempo e A Forma da Água, ela sempre faz a mulher que fala demais, tem as tiradas engraçadas - e os olhos esbugalhados ajudam, é claro.

Duas atrizes e duas indicações ao Oscar 

No mais, o roteiro original de fábula fantástica com um pé nos acontecimentos reais - coisa que os velhinhos da Academia adoram - está bem no páreo. Tem algumas coisas um tanto quanto piegas, tipo aula de escolinha ensinando o que é racismo e preconceito sexual que não precisava, mas tudo bem. Tudo se dilui (já que estamos dentro d´água, não é?) nessa grande história...

Não mexa com esse deus da Amazônia

A Forma da Água, assim como outras obras de Guillermo del Toro são muito mais do que aparentam. É um filme em camadas, como uma casca de árvore, sempre tem algo mais além daquilo e os personagens secundários tem uma importância tão grande quanto os principais e fazem deste um dos grandes filmes do ano. E, porque não, uma volta em grande estilo à cadeira de direção de Del Toro, que estava meio sumidão dos cinemas, se dedicando mais à telinha com sua série, The Strain. Que volte pra ficar, né?

Eliza e a criatura

Veja abaixo o trailer de A Forma da Água.


Um comentário:

Unknown disse...

Não sigo muito este tipo de gêneros, mas adorei este filme! Michael Shannon fez um ótimo trabalho no filme. Eu vi que seu próximo projeto, Fahrenheit 451 será lançado em breve. Acho que será ótimo! Adoro ler livros, cada um é diferente na narrativa e nos personagens, é bom que cada vez mais diretores e atores se aventurem a realizar filmes baseados em livros. Acho que Fahrenheit 451 sera excelente! Se tornou em uma das minhas histórias preferidas desde que li o livro, quando soube que seria adaptado a um filme, fiquei na dúvida se eu a desfrutaria tanto como na versão impressa. Acabo de ver o trailer da adaptação do livro, na verdade parece muito boa, li o livro faz um tempo, mas acho que terei que ler novamente, para não perder nenhum detalhe. Sera um dos melhores filmes ficção cientifica acho que é uma boa idéia fazer este tipo de adaptações cinematográficas.