domingo, 11 de fevereiro de 2018

BALADA DE UM HOMEM COMUM (2013)

Um errante bon vivant

BALADA DE UM HOMEM COMUM (Inside Llewin Davis / 2013) - Não é bem uma história real... mas ao mesmo tempo não é nada fictícia. O drama dos irmãos Coen revisita a Nova York palco do folk, lá no comecinho dos anos 60 em um período pré Bob Dylan.

A semente da folk music

O filme é baseado na autobiografia do cantor Dave Van Ronk, que no filme ganhou o nome de Llewin Davis interpretado pelo ótimo Oscar Isaac. A todo custo ele tenta deslanchar na carreira depois do suicídio do seu parceiro. Um recomeço nada fácil... Davis passa as noites de favor em casas de amigos, dorme em sofás de bairro em bairro, e claro sempre na dependência de encontrar outra lugar para tocar, geralmente um muquifo.

O vinil real à esquerda e o do filme à direita

Um vida errante. Tudo o que Davis "toca dá errado", parafraseando uma ex-namorada, que por sinal acaba de descobrir que está grávida - possivelmente dele. O músico arruma um médico clandestino para fazer um aborto. E mais confusão - Davis acaba dormindo no sofá de um casal e deixa o gato escapar pela cidade. Corre por todo o canto - durante boa parte do filme - procurando o tal bichano.

Com o gato vira-lata, o paralelo para a sua própria existência

São muitas as participações especiais no longa dos irmãos Coen - Justin Timberlake, John Goodman, F. Murray Abraham (o eterno Salieri de Amadeus), e Adam Driver (antecipando em dois anos o confronto de Kylo Ren de Driver com Poe Dameron de Isaac que se encontrariam em 2015 no Star Wars ep. VII - O Despertar da Força).

Isaac dividindo cena com Timberlake e Driver

Balada de um Homem Comum é escrito, produzido, dirigido e editado pelos irmãos Coen. O anti-herói de Isaac pede a nossa pena e compaixão a cada cena com seu olhar de gatinho abandonado - o paralelo traçado brilhantemente pelo roteiro dos Coen comparando o animal perdido com o protagonista.

Nova York do começo dos anos 60

A redenção não chega para Davis, o sucesso nem sequer flerta com ele. Em um determinado momento, de longe, de relance, vemos um Bob Dylan garoto começando uma canção. É como se o filme ali afirmasse - "quer ver história de sucesso? É com aquele ali (Bob Dylan), mas neste filme veremos o fracasso em forma de pessoa e de cantor". 
Veja abaixo o trailer de Balada de um Homem Comum.

      

Nenhum comentário: