sexta-feira, 16 de fevereiro de 2018

VIVA - A VIDA É UMA FESTA (2017)

Herança de família

VIVA - A VIDA É UMA FESTA (Coco / 2017) - Reparou no nome original? Coco... mas no Brasil virou Viva. A principal justificativa para mudar o nome do filme por aqui é pelos trocadilhos que seriam criados se o nome tivesse se mantido. Viva ganhou o subtítulo de A Vida é uma Festa. OK, funciona também, mas é curioso constatar essa preocupação tão clara nos produtores de mais uma animação da Pixar.

Miguel e sua paixão pela música

Miguel é um garoto mexicano de uma família de longa tradição no ramo da sapataria. Mas seguir este mesmo caminho de tios, primos e irmãos não é um desejo dele, nunca foi. Ele não gosta, não quer ser sapateiro. O seu grande sonho é ser cantor, assim como Ernesto de La Cruz, seu maior ídolo.

Ernesto de La Cruz

O problema é que toda a sua família, em especial a sua avó, é contra qualquer tipo de música. Na verdade ninguém pode sequer dedilhar um violão, ou cantarolar algo baixinho que ela já arranca o chinelo e sai batendo em quem for. Isso tem a ver com a história da família...

Música perto do netinho? Nem pensar...

Chega o Dia dos Mortos - tradição mexicana que homenageia as pessoas que já se foram - e como é costume, todos se pintam como caveiras coloridas e seguem pro cemitério da cidade. Miguel descobre - de um jeito que não preciso revelar aqui - que é possível ir pro mundo dos mortos. E do lado de lá também eles comemoram essa data. E mais, eles atravessam uma ponte que liga os dois mundos para ficarem mais próximas das pessoas vivas que as homenageiam.

Miguel do lado dos mortos

Poucas vezes assistindo uma animação eu fiquei tão preso à história. Além de curiosa, ela é bem contada, engraçada e tem os seus momentos de "lá vem a lição de moral". Mas tudo isso embrulhado num pacote muito atraente e colorido, marca já registrada da Pixar. O filme levou o Globo de Ouro e deve levar também o Oscar de melhor animação.

Homenagem à figuras mexicanas famosas

O trecho final é... marcante, pra dizer o mínimo. As crianças ficam ligadonas, mas são os adultos que sentem aqui. Deu para escutar fungadas e soluços de choro pela sala de cinema toda. Inclusive meus. Nunca chorei tanto vendo um filme no cinema. Mais um tiro certo da Pixar. Uma mescla perfeita de animação para crianças e adultos.

Os ancestrais de Miguel 

Veja abaixo o trailer de Viva - A Vida é uma Festa.             


Nenhum comentário: