sexta-feira, 30 de março de 2018

ELE ESTÁ DE VOLTA (2015)

E se...

ELE ESTÁ DE VOLTA (Er Ist Wieder Da / 2015) -  A premissa é simples - e se o cara mais odiado da história simplesmente aparecesse nos dias de hoje com aqueles discursos extremistas inflamados? Como seria? Pois é... curioso, polêmico e provocador. A ideia é de um time de roteiristas alemães liderados por David Wnendt, que acabou assumindo a direção do longa.

Celebridade imediata

Adolf Hilter acorda no local onde ficava seu bunker na Berlim de hoje por um motivo que não é explicado. E nem precisa. Ele anda desnorteado pra cima e pra baixo procurando por seus colegas. Esbarra num grupo de meninos que não entende seu pedido. Acaba sendo levado como piada pelas pessoas nas ruas, que o confundem com um ator vestido de Hitler.

Do nada ele aparece

A grande sacada de Ele Está de Volta está na forma original como a história é contada. A montagem mescla trechos ficcionais - com os atores em estúdio ou externa - com trechos documentais, quando Adolf vai às ruas e confronta as pessoas captando as impressões do povo alemão sobre a controversa figura. Algo parecido com que Sacha Baron Cohen experimentou em filmes como Borat e Bruno.

Abordando a pessoas, o melhor momento do longa 

A reação de parte das pessoas assusta - muitas (muitas mesmo) apoiando o ditador. Esta é a grande sacada de Ele Está de Volta, ver que os discursos de ódio e pensamentos extremistas de lado a lado não são apenas algo presente em nossa cultura. Entre os alemães - povo de 1º mundo - o problema também existe. Assusta e que convida à reflexão.

Apoio e repúdio pelas ruas
Veja abaixo o trailer de Ele Está de Volta


Nenhum comentário: