terça-feira, 13 de março de 2018

PERFUME DE MULHER (1992)



PERFUME DE MULHER (Scent of a Woman / 1992) - Um verdadeiro baile. Não somente digo isso pela cena do tango, certamente a mais memorável de Perfume de Mulher, mas a expressão cabe pela performance estonteante de Al Pacino do primeiro ao último minuto de filme. Falar bem dele é chover no molhado, claro, mas aqui ele prova mais uma vez que é um ator diferente, com um dom muito acima do normal. Levou o Oscar aqui, o seu único (!) na carreira.

Um militar aposentado

Charlie (Chris O´Donnell) é um jovem estudante de uma escola muito tradicional. Ele tem bolsa ali e está longe de ser abastado, diferente dos colegas de classe, como George (Phillip Seymour Hoffman). Por isso ele precisa aceitar pequenos trabalhos para levantar um dinheiro, como quando aceita a tarefa de ser uma espécie de babá de um idoso no feriado de ação de graças.

Phillip Seymour Hoffman e Chris O´Donnell

O idoso é Frank Slade (Al Pacino), um coronel aposentado do exército, cego e rabugento. Ele trata Charlie com dureza desde o começo, o convívio não é fácil - "se tocar em meu braço mais uma vez eu te mato" - e por isso mesmo Charlie cogita abandonar tudo aquilo logo de cara, mas ele acaba convencido pela contratante, a sobrinha do coronel que vai aproveitar o feriado e viajar com a família, deixando o tio sob os cuidados do jovem Charlie.

Coronel Slade e Charlie 

O coronel já tem tudo programado, ele não vai passar o feriado em casa, decide ir para Nova York e leva Charlie consigo. Tudo de avião primeira classe e se hospedando na melhor suíte do melhor hotel e alugando uma limousine que o leva para cima e para baixo. Naquela noite o coronel diz ao jovem o intuito de tudo aquilo - "vou tomar uma taça do melhor vinho, jantar um belo prato, ir pro quarto e dar um tiro na minha cabeça".

Uma das grandes interpretações de Al Pacino na carreira - e isso não é pouco

Mas o que ele não esperava é que aquele garoto jovem, inexperiente e bobão por assim dizer, iria lhe trazer o sopro de inocência que ele já tinha perdido depois de anos e anos no exército. E tudo isso veio à tona depois de um desastroso encontro com o seu irmão mais velho, quando acaba defendendo a honra de Charlie ao pegar o próprio sobrinho falastrão pelo pescoço.

Momento embaraçoso em família, ninguém segura a língua ferina de Slade

Ficamos como Charlie, atônitos com aquele velho cego e suas frases de efeito sobre o perfume que as mulheres usa, ou sua habilidade para montar e desmontar uma arma, ou mesmo dirigir uma Ferrari em alta velocidade e não ser pego pela polícia ou ainda bailar ao som de um tango.




Perfume de Mulher é um filme para se exaltar a performance de Al Pacino, acima de tudo. Daqueles que dá vontade de ver e rever só por isso. Ele concorreu oito vezes ao Oscar de melhor ator e ator coadjuvante, mas só levou uma. E foi muito merecido.

O ator com o maior prêmio da sua carreira

Veja abaixo o trailer de Perfume de Mulher.

Nenhum comentário: