sexta-feira, 9 de março de 2018

SEXTA FEIRA EM APUROS (1995)

"Damn!"

SEXTA FEIRA EM APUROS (Friday / 1995) - Um filme de estreias. Pelo menos para Chris Tucker, Ice Cube e F. Gary Gray. O desbocado Tucker, que pouco depois ficaria famoso, fez aqui a sua estreia como ator. Ice Cube assinou o roteiro e a produção aqui, também pela primeira vez. A Gray coube organizar tudo, já que ele assumia pela primeira vez também, a cadeira de direção. E não dá para dizer que o esforço de todos não foi recompensado, já que Sexta Feira em Apuros foi um sucesso.

Gray, à esquerda, em ação

Em um subúrbio negro, dois amigos passam o dia conversando na varanda - já que um deles foi dispensado do emprego no dia anterior -, enquanto são alvo dos mais diferentes personagens daquele meio, como o fortão que rouba dos outros descaradamente, o pastor que tenta pregar sua fé, a vizinha que usa roupas provocantes, os pais que tentam moralizar seus filhos, os mais jovens que cometem pequenos crimes. Isso sem falar no tráfico de drogas e a rivalidade com os hispanos.

Desfile dos mais diferentes tipos de personagens

Chris Tucker improvisou boa parte das cenas no filme, por isso as reações são tão inesperadas dos demais atores quando dividem a cena com ele. O sucesso de Sexta Feira em Apuros foi o trampolim que Tucker precisava. Dois anos depois ele foi dirigido por Luc Besson e Quentin Tarantino, respectivamente nos filmes O Quinto Elemento e Jackie Brown. Que salto, hein?

Deebo, o valentão

O filme - rodado em apenas 20 dias - foi feito nas ruas do subúrbio onde o diretor F. Gary Gray cresceu em Los Angeles. Mas muitos moradores, descontentes com a presença da produção, à todo tempo assistiam as cenas, como se vigiassem o que a equipe estava fazendo.

Ponta de Bernie Mac

Um desfile de talentos - todos negros - que se tornariam atores de sucesso e apareceriam em tantas e tantas obras daquela época. Sexta Feira em Apuros é na verdade uma grande reunião de amigos que deu muito certo e rendeu duas sequências - Mais uma Sexta Feira em Apuros de 2000 e A Mais Louca Sexta Feira em Apuros de 2002. E os aqui estreantes - Chris TuckerIce Cube e F. Gary Gray - até hoje colhem bons frutos nas suas carreiras.
Veja abaixo o trailer de Sexta Feira em Apuros.


      

Nenhum comentário: