sexta-feira, 11 de maio de 2018

GAROTA, INTERROMPIDA (1999)

Várias garotas interrompidas

GAROTA, INTERROMPIDA (Girl, Interrupted - 1999) - Susanna Kaysen é uma escritora de poucos livros. Até hoje, beirando os 70 anos, foram cinco publicados. O de maior sucesso é o único biográfico - Garota, Interrompida. O título é inspirado em uma pintura de 1660 que mostra uma garota incomodada por ter sido interrompida enquanto compunha uma canção ou lia uma partitura.

O quadro "Girl, Interrupted at her Music"

O livro de Kaysen fez bastante sucesso e pouco tempo após publicado, em 1993, teve os direitos adquiridos por Winona Ryder que produziu o longa metragem, lançado em 1999.

A autora da autobiografia que deu origem ao filme 

Winona interpreta a própria Kaysen, uma jovem deprimida e desconectada do mundo nos anos 60. Ela tenta se suicidar com uma mistura de vodca e comprimidos. Os pais, preocupados, internam Susanna numa casa de repouso. Mas ao chegar ela percebe que trata-se na verdade de um manicômio.

A chegada ao novo lar

O local só tem meninas - uma que botou fogo no próprio corpo, outra que fica ninando uma boneca como se fosse sua filha, outra que mente compulsivamente, outra que fica como estátua olhando pro vazio o tempo todo, etc. Susanna se assusta e afirma não pertencer aquele lugar. O quadro de enfermeiros, comandados por Valeria (Whoppi Goldberg) passa a fazer jogo duro. Algo como o vivido por Randle (Jack Nicholson) e a enfermeira Ratched (Louise Fletcher) em Um Estranho no Ninho.

Whoopi, a chefe dos enfermeiros

Susanna se assusta mais com Lisa (Angelina Jolie, simplesmente sensacional), uma interna com sérios distúrbios psicóticos. Ela é a líder das outras internas, não respeita as leis do lugar, e tem um olhar simplesmente insano. Poucas veze Jolie esteve tão bem em uma personagem, não é à toa que a atriz levou o Globo de Ouro e o Oscar pela atuação.

Jolie magistral...

... e com a merecida estatueta pela criação de Lisa

Aos poucos Susanna se acostuma com o lugar, mesmo tendo pouco contato com o mundo externo e com a companhia das demais internas. O namorado dela, vivido por Jared Leto, tenta levá-la embora, mas ela recusa e diz pertencer àquele lugar.

Leto e Ryder

Diagnosticada com transtorno de personalidade, Susanna evolui no tratamento apenas quando fica distante de Lisa, o que acaba acontecendo com frequência quando a interna violenta dá as suas escapadas, ficando semanas fora. Nesse período, Susanna se entrega à escrita, dedicando seu tempo à escrever suas memórias, que depois viraria o livro.

Lisa e outras internas

Garota, Interrompida, dirigido por James Mangold - o mesmo de Johnny e June e Identidade - é ótimo. O diretor soube encontrar o limite do dia a dia de um hospital psiquiátrico, sem cair em caricaturas. Grande parte ao excelente trabalho das jovens atrizes, como Brittany Murphy e Clea DuVal, por exemplo. Mas o destaque, acima de tudo, é para Angelina Jolie, que repito, está incrível no papel de Lisa. Daquelas interpretações que valem o filme.

Brittany Murphy 
Veja abaixo o trailer de Garota, Interrompida

Nenhum comentário: